segunda-feira, 24 de setembro de 2012

1 Month already in Taiwan

Hoje, dia 25 de setembro completo nada mais e nada menos do que 1 mes em Taiwan!
Estou contente com tudo que tem me acontecido ate agora, inclusive os obstaculos que superei sem ninguem saber, e com os medos que enfrentei sozinha.
Intercambio para quem enxerga de longe, acompanha por fotos, status no facebook, pode parecer um ano  incrivel com amigos maravilhosos do mundo inteiro, lugares incriveis, festas, independencia, sem pai, sem mae, o melhor ano de todos, sem precisar fazer tarefa de casa, apenar "curtir"... Mas estou aqui para dizer a quem quiser acreditar (experiencia propria), o intercambio nao se resume a isto. JAMAIS.
Voce eh independente sim, mas isto te leva a responsabilidades maiores do que os pontos bons da independencia. Ser intercambiario eh lavar a roupa, limpar o quarto, organizar guarda roupa todos os dias, se dedicar cada manha ao aprendizado da lingua, ter momentos ruins e ninguem conseguir te compreender... nao porque nao querem mas porque não falam sua lingua.
Ser intercambista é sentir saudade de um abraço de verdade, de alguem que você tem certeza que te ama, sentir saudade do sofa de casa, da comida da mãe. Dizer "yes, no problem" mesmo querendo dizer "não pelo amor de Deus".
Levantar e dormir todos os dias sabendo que amanha nao vai voltar pra casa, e sim pisar novamente em uma rua pra pegar um onibus e ir para uma escola onde voce é uma estranha. Sim, estrangeira, diferente, bonita... que seja! Mas nao sao seus amigos, e nao vao te abraçar, compartilhar um segredo ou querer saber como foi seu fim de semana. Apenas vao querer sentar com voce e perguntar: Voce fala espanhol? Conhece o Neymar? Escuta Michel Telo? e só.
No ano de intercâmbio a gente entende que nós somos nossos melhores amigos e que Deus é o único que te entende em qualquer lugar, Ele sempre vai ser seu verdadeiro refúgio.
Mas ao mesmo tempo, tudo é tão diferente e inexplicável, apesar das mudanças se tem uma coisa que não falta no rosto de um intercambista é o sorriso! Porque vivemos momentos maravilhosos, aprendemos uma lingua dificil, fazemos amigos da Europa, America do Norte, do Sul, Da Africa, e Asia! Aprende costumes, musicas, girias, e contamos historias do nosso pa'is para que outros possam aumentar a bagagem assim como nós, vivemos historias, superamos limites, aprendemos a esquecer o que nao vale a pena, e a valorizar o que realmente importa para ser feliz.
No fim deste um mês levantei antes de ir pra escola, pensei em tudo que ja tive que aprender, me acostumar, de tudo que eu vivi, que eu curti, cada lugar, cada pessoa MARAVILHOSA que eu conheci... e sim, sou completamente grata a minha mãe e meu padrasto por terem me apoiado desde o início desta jornada e por terem concretizado este intercâmbio. Sou mais forte do que eu imaginava, e graças ao intercambio estou descobrindo tudo do que sou capaz. Que venham mais 11 meses de intercambio! Nao estou com medo, de nada que esteja por vir!
"Taiwan, touch your ♥"
Abaixo algumas fotos de algumas aulas que ja tive, e do lugar que vou com os intercambistas fim de semana!

(Estacao Ximen, a melhor do mundo inteirrrro!!)

(Aula de Designer de roupas)

(Aula de Greent Tea Art)



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escola, conhecendo a cidade, dividindo experiências.

Como é normal em todo intercâmbio.. já fiz meus amigos intercâmbiarios. Afinal somos um grupo razoável de 12 pessoas e moramos perto. Saímos 2 vezes em dias da semana para jantarmos juntos em taipei e sábado no fim de semana fica combinado de tentamos ir para algum lugar em taipei que ainda não conhecemos... até a rotina entendiar, vai ser assim. Mas não vai entendiar!!! Taipei é imensa e os lugares nunca acabam... os eventos também não. E mesmo que acabe qual lugar não fica bom com 12 intercâmbistas do mundo inteiro?
O melhor de tudo é que aqui somos todos iguais apenas tentando representar nosso país. Não ha diferenças, estamos passando pelos mesmos problemas todos os dias. E temos que nos ajudar... assim está sendo.
Nosso último encontro foi hoje as 5:30 na estação dunhua. Fomos a um restaurante mexicano porque 4 mexicanos andam com a gente e eles imploraram por isto hauahau devem estar tão desesperados por comida do México quanto eu por churrasco. Ah!  A propósito sou só eu e o Thomas de brasileiro no grupo.. futuramente serei a única caso nenhum brasileiro faça amizade e comece a andar com a gente.. porque o Thomas é veterano e está aqui desde janeiro... e vai voltar pro brasa em janeiro tbm :/
O meu primeiro dia na escola foi incrível... a escola é imensa e minhas aulas sao teatro, tv, designer de roupas, make up e história de Taiwan. Diz, não é tudo que eu podia pedir? A carga horária é um tanto pesada mas alguma coisa não podia ser perfeita!!!!
Estou curtindo muito keelung  e Taipei. São cidades lindas e estou me sentindo bem mãos segura... já sei todos os caminhos em keelung! Número dos ônibus pros melhores bairros. E isto é bom.. já que não sei chinês muito bem pra pedir informação.. em Taipei eu uso o mapa do metrô e ligo pros intercâmbistas darem um help.
Meu estudo em chinês aprofundou, já estou começando a escrever algumas palavras... minha mama comprou um caderno prático para aprender palavras chinesas. Estou me sentindo expert por que sei escrever meu nome em chinês (Yang Wan Chin) que significa: coração bom!
Saudades do churrasco do meu avô e muitas saudades da minha irmã. Mas 1 ano... é pouco. E está valendo a pela demais. Um beijo p vcs....  


(eu aprendendo a escrever meu nome em chines)

(Thomas, meu parceiro brasileiro deliciando tacos mexicanos)

(minha sala de aula, de producao de videos)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Primeiros amigos, primeiros encontros.

Precisei ir à minha escola fazer algo que minha familia não conseguiu me explicar o que era (na verdade conseguiram, mas em chines... consequentemente não entendi). Chegando là descobri que minha escola é uma universidade e meu curso: telecomunicao e tv. Tendo inicio dia 17 de setembro.
Dia 09 de setembro foi meu primeiro encontro com os intercambiarios do D3490 e com o comitê do distrito. Conheci todos.... trocamos pins e cartoes, e claro fiz amizade com alguns que o "santo bateu": Sophie (Alemanha), Philipp (Alemanha), Leandro (Brasil), Laura (Brasil), Thomas (Brasil), Sarah (USA), America (Mexico). Ficamos juntos durante o periodo do encontro e nas palestras. Fomos a taipei juntos e subimos no último andar do taipei 101... a vista là de cima é incrível!
Jà estou mais confortavel por saber que tem outras pessoas sentindo as mesmas mudanças e os mesmos obstaculos! Estamos ansiosos para aprender chinês o mais ràpido possivel...
Estes ultimos dias fui a varias cerimônias de templos, fui a uma praia na cidade vizinha (Tanshui Town) e também ao Dandiohva.. um lugar com ruas em cima da montanha! Onde tem muitos turistas comidas, roupas, acessórios típicos do país. Comi até sorvete de feijão! Andei de barco, comi lula, polvo.
Fui ao museu histórico de Taiwan em taipei, fui a uma fábrica de argila... fiz um vaso de barro, pena que não deu muito certo.
Conheci algumas das pessoas que irão estudar comigo, fui ão nightmarket com eles, a um festival de dança e em uma pizzaria. Eles sao uma graça e estou feliz com meus companheiros de sala... tirando o fato de eles terem me pedido para "falar um um pouco em espanhol para eles verem" mas já acostumei. Português é uma língua meio inexistente no vocabulário das pessoas independente da nacionalidade... até um canadense me pediu pra eu me apresentar em espanhol!
Estou ansiosa com o início das aulas e com os próximos encontros do distrito ♥






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Primeiras impressoes, mudancas, e habitos.


Chegando em Taiwan após nada menos que 26 horas de viagem... fui recepcionada por quase todas as gerações da familia! todos muito simpaticos e atenciosos. Me levaram para jantar em um famoso restaurante de Taipei... depois seguimos o rumo a minha nova casa, ou melhor, apartamento.
Meu quarto é o maior da casa.. mas é menor que o meu no Brasil, no começo foi estranho adaptar minhas roupas, livros e etc em um ambiente desconhecido. Mas agora ja acostumei com a casa e as pessoas da familia, chamar uma mulher e um homem estranhos de papi e mama foi mais complicado do que pensei. Mas estou acostumando...<br />
A cidade é linda, tem tudo e tudo muito facil de chegar... os meios de locomocao sao 24 horas e são variados: taxi, onibus, trem, metro. Minha familia ja me explicou qual ônibus pegar para voltar pra casa, qual para ir ao centro, a escola, e a cidade vizinha. Ja quase estou dominando tudo aqui! hahaha.
Fiz passeios culturais ate agora, que me mostrando a maioria das mudanças entre Taiwan e o Brasil. O principal até agora foi a religião... os deuses, as oferendas, os templos, o Ghost Festival, as comidas cruas, o excesso de peixes, camaroes, lagostas, vegetais. Acreditem.. tem salada ate no meu café da manha e a pizza é  de tofu!! i miss my brazilian food ):
Aqui na minha cidade só  tem eu e um outro brasileiro de intercambistas, porém fazemos parte do MD que compreende Taipei e outra cidade... juntos formamos 44 intercambistas! A conclusão deste primeiro post  é  relatar que meus costumes.. habitos... tudo esta em constante modificaçao e estou passando por desafios todos os dias, apesar de cansativo, estou aprendendo muita coisa e mudando meu pontos de vista sobre muitas outras.
Já no início do intercâmbio tive que me desligar de muitas coisas e pessoas importantes para mim no Brasil... se eu quisesse ter um ano incrível e saudável. Apesar de complicado foi o que eu fiz.
Hoje com 10 dias "abroad" estou feliz comigo mesma por ter tido a coragem de vir pra um lugar tão do avesso de onde fui criada.. sem ter idéia de que seria assim. E o melhor? Estar amando este país cada dia mais.