sábado, 9 de março de 2013

CKS Memorial Hall, Protesto.

Entao acordei, e decidi que iria ao CKS memorial hall porque mesmo estando em Taiwan desde agosto de 2012, ainda nao havia ido. Sempre acontecia algo e eu nao conseguia ir... chuva, outro evento, lugar "melhor" para ir... de alguma forma o plano mudava.
E assim, decidida, acordei e fui! Me encontrei com Leandro, Axel e Laura em Ximen depois de ir ao cinema com meus host pais. Fomos andando ate o CKS Memorial Hall.
Para quem nao sabe, podem ler sobre ele neste link ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Chiang_Kai-shek )
Mas, para resumir.. ele  era um militar que assumiu o comando de Taiwan contra os Senhores da Guerra da China! Ele lutava pela democracia de Taiwan, assumiu a lideranca da ilha depois do Doutor Sun Yat-Sen (Eu ja visitei o memoriall hall deste presidente, mas nao tirei foto! voltarei la e postarei aqui).
Continuando.. no caminho encontramos varios grupos de estudantes com faixas, adesivos no rosto, segurando placas escritas "No Nukes" , "No More Fukushima", "We want people to survives without nukes". Procuramos saber o que era, e adivinha?! Um protesto contra a construcao de uma QUARTA USINA NUCLEAR EM TAIWAN.
Para voces terem uma ideia, Taiwan eh menor que o estado de Sao Paulo, sendo assim tentem imaginar o quao perigoso isto se torna caso algo algum dia de errado.... Sem contar que Taiwan ja possui usinas o suficiente, e a construcao desta quarta usina esta sendo construida em cima de uma suposta afirmacao de que "Em 10 anos 2 usinas serao completamente fechadas...por isto uma nova esta sendo construida". Porem, pelo que percebi... NINGUEM acredita nesta historia.
O ponto de encontro do protesto era em frente ao CKS memoriall hall, exatamente onde estavamos indo... nao deu outra, eu e Leandro nos juntamos a eles! Marchamos ate em frente a casa do presidente, e ali comecaram a acontecer shows com artistas que se juntaram ao movimento, grupos se revezavam com gritos em protestos, mil e um canais de televisao estavam por la, imprensa... nunca vi tanta camera virada para mim na minha vida! hahahahahaha
Foi uma experiencia incrivel, eu realmente senti em algumas pessoas, o quanto elas queriam que a construcao fosse evitada! Haviam inclusives pessoas da Coreia, Filipinas... afinal, isto os afeta tanto quanto!
Infelizmente tive que ir embora... o protesto dura 3 dias sem parar, 24 horas! Espero que tudo isto funcione, e que a tal construcao seja evitada.... afinal, meu coracoa eh metade taiwanes, Taiwan TAMBEM EH MEU PAIS AGORA!
E so para deixar escrito, eu fui ao memorial, foi bem rapido porque o pessoal estava ja se ajeitando para comecar a andar, mas eu fui! Tirei algumas fotos e ate entrei na loja do Memorial.
Realmente, que lugar maravilhoso! O memorial mais lindo que ja fui em Taiwan.
Abaixo algumas fotos do protesto e tambem do Memorial!
Beijos!

NO NUKES!

Amigos que fizemos no protesto! #NoNukes #SaveTaiwan



CKS (Chiang Kai-Shek Memorial Hall)

CKS MEMORIAL HALL

Templo do CKS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário