domingo, 17 de fevereiro de 2013

Feliz ano novo chines! Xin Nian Kuai Le!

Ano novo chines! vespera dia 9 de fevereiro, ano novo: 10 de fevereiro.
Os taiwaneses assim como os chineses possuem um proprio ano novo, de acordo com o calendario tradicional deles de anos e anos, e isto envolve toda uma cultura, assim como "que animal voce eh segundo o calendario chines" e etc. Por isto a comemoracao desta data nao eh nada menos importante do que um "Natal" ou "Ano novo" do dia 31 para 1 de janeiro para nos, brasileiros.
Na vespera, meus pais e meus avos se reuniram em minha casa... havia tanta comida, tanta, que eu pensei que iriam vir para o jantar o triplo de pessoas do que haviam me avisado.
Depois do jantar, chegaram em casa mais parentes da familia que haviam jantado em outro lugar... e o curioso eh que o costume deles no Ano Novo Chines eh de trocar envelopes vermelhos com dinheiro dentro! (sim, ganhei varios e me senti ryyyca)
No dia seguinte, eu, minha host mae e pai, e meus dois irmaos viajamos para Yilan com a outra parte da familia! Ficamos 2 dias por la em um hotel ao lado de um lago maravilhoso, onde havia pedalinho, banda ao vivo, tudo muito estilo "fazendo", me senti "tirando ferias da civilizacao", o cheiro de mato, terra molhada... sempre que vou a Yilan me sinto assim! Sair deste mundo de predios, carros, motos, pessoas falando e gritando o dia todo na rua, na frente de casa, nao tem explicacao.. Ja havia inclusive me esquecido de como eh bom ter paz as vezes destes tipos de coisas.
Soltamos fogos a noite, jogamos Mahjong (tentei jogar pelo meno), jogamos cartas, e eu ensinei portugues ao meus parentes, muito engracado! abaixo o link deles tentando falar portugues.

http://www.youtube.com/watch?v=6ozwIS6KFd8

No dia seguinte fizemos caminhada em volta do lago, e fomos ter o "tea time" em uma cafeteria ali perto... eu adoro conversar com toda a familia, eles sao muito mente aberta, gostam de saber sobre o Brasil, e principalmente sempre querem saber o que quero conhecer, fazer em taiwan. O meu ano novo chines foi inesquecivel.
Voltando para casa, tivemos um ultimo almoco com todos reunidos! Uma festa so, muita musica taiwanesa, discursos, e "gonshi gonshi" toda hora! hahahaha
Esta semana tambem fui a Pengxi, cidade onde acontece o "Sky Lantern Festival", fui com meus amigos... e nao tem explicacao para como foi maravilhoso!
Quem quer, compra um balao e escreve seus desejos ou agradecimentos pelo ano que se passou, e depois entrega aos organizadores que colocam o fogo na parte de baixo do balao, quando a hora chega, todos os baloes sao acendidos e soltos juntos, parecendo um filme...
Isto acontece 5 vezes com intervalos de 5minutos.
Meu ano novo chines valeu a pena! E compensou a homesick que senti no natal, como eu disse, uma troca de cultura tem os seus altos e baixo, na Asia entao... para se dar bem eh preciso adaptacao.
Video do sky lantern festival
http://www.youtube.com/watch?v=Yb4WE2Rwe2s



Sky Lantern Festival

Ajudando a family a enfeitar a casa para o Ano novo chines.

Templo da minha casa! 

Familia reunida em Yilan!


Um beijo! e... XIN NIAN KUAI LE, TA JIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário