sábado, 20 de outubro de 2012

Chinês, paint ball, Yilan!

Esta semana minhas aulas de chinês aumentaram  e o pessoal aqui em casa cortou o inglês comigo. Houve uma reuniao do distrito apenas para host familys e o chairman ordenou que as familias tentassem isto porque o aprendizado de todos esta bem devagar... eles entendem que chinês é uma lingua totalmente oposta as outras, e por isto tem que ser multiplicado o esforço.
A verdade, eu vou tentar explicar pra vocês porque esta língua é fácil e complicada ao mesmo tempo. (Ou vou pelo menos tentar).
O alfabeto deles não é o mesmo que o nosso com "a,b,c..." sao simbolos, por isto precisamos aprender os sons de cada símbolo e  depois aprender a lê-los quando estiverem juntos.
Outro fator para ser difícil é que existem 4 tons. A mesma palavra com entonacao diferente muda completamente o sentido deixando a frase estranha, sem sentido e até mal educada.
O bom é que não existe passado! Os verbos nao mudam... apenas muda se você acrescentar quando a ação ocorreu... e não tem mudança nas frases de meninos pra meninas igual no português que muda "a" ou "o" no fim.
Tudo é simples! Se "ela" ou "ele" "não tem" algo  é só dizer  "ta meyou" se não tem algo em algum lugar "meyou"... nao muda!! Ausencia de algo sempre será "meyou" nao existe doesnt have ou dont have ou there is nothing here. Assim como outras ações se resumem em uma unica palavra! Super prático.
Para nós isto é estranho entao sempre que tentamos falar ficamos procurando "sujeito" "pronome" sendo que não é necessario. Enfim... nao sou nada fluente AINDA  mas assim que eu melhorar tento explicar mais ok? :)
Esta semana fui ao paint ball com meu distrito e a uma apresentação de dança da minha host sister, também fui pra Yilan... uma cidade próxima para conhecer a praia de lá, que é linda! Fui com a minha terceira host family, jantamos juntos em um restaurante de frutos do mar (o que não falta por aqui).
Por enquanto é só, xiexie! Ba-bai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário