domingo, 9 de dezembro de 2012

Coming of Age Ceremony (Tai Chi)

OK! Enfim o grande dia chegou! Minha apresentacao de Tai Chi Fan....
Como ja disse, onde estou compreende 3 distritos (D3480, D3490, D3520) os distritos sao feitos para o Rotary poder ter controle melhor em grupos sobre os intercambistas, em Taipei e cidades-distritais como a minha, possuem distritos juntos.. o "MD" multidistrito.
Quando acontecem eventos, eles sempre juntam dois distritos para realiza-lo juntos, mas nunca 3 ou apenas 1. E assim vao variando...
Neste domingo, houve o "Coming of Age Ceremony" onde o meu distrito de intercambistas e o distrito 3520 se reuniaram! Cada distrito tinha algo para apresentar,  o 3520 fez a apresentacao de uma danca do dragao que foi o seguinte: 5 ou 6 meninos seguravam a cabeca e o corpo do dragao dando a ele movimento e ritmo conforme a musica que soava dos tambores, que outros 3 tocavam... a frente as meninas faziam coreografia em roda enquanto outras dancavam vestidas de bonecos (tipo bonecos de Olinda sabe? aqueles grandoes) SUPER ASIATICO! O Dragao era enorme e lindo!
O meu distrito se apresentou com a coreografia do Tai Chi Fan que eu tanto falei a voces que estava ensaiando e pegava um onibus, dois metros, e um trem pra chegar na aula........ brincadeira, era apenas um trem! Mas a aula comecava 9h da manha (dica: era sabado) e o trem demorava 40min pra chegar ao local!
 Ah, Anyway... Fiquei bem nervosa quando subi no palco mas logo me acalmei, nao errei nadinha! Todos gostaram da danca e aplaudiram de pe! A danca nao eh facil de aprender, acho que reconheceram isto! Nos elogiaram muito e nao acreditaram que o nosso distrito nos "fez" aprender esta danca... Segundo o secretario do meu Rotex, o Tai Chi eh uma das 5 dancas mais complicadas. (Obvio que nao aprendemos a musica inteira, apenas uma parte.. a musica de Tai Chi eh imensa). Aqui a baixo algumas fotos das apresentacoes:
(Danca do outro distrito, danca com o dragao)
(danca do dragao)
 

(Eu, Tai Chi apresentacao)

(Tai Chi apresentacao)
 
No evento estavam reunidos os Presidentes dos dois distritos parceiros, o presidente de Taipei, o governador de Taiwan, professores da melhor faculdade de Taipei, os ROTEX (taiwaneses que fizeram intercambio no passado e agora sao encarregados de serem nossos "instrutores" a adaptacao da cultura), as nossas host familys, e os INBOUNDS (os intercambistas, eu!)
 
Enfim deu-se inicio a cerimonia tao esperada pelos rotarianos! Nesta cerimonia o proposito era nos fazer passar por uma experiencia taiwanesa que a maioria das pessoas fazem nos templos quando se sentem maduras, responsaveis, estes tipos de coisa... se eu entendi bem, seria como um "batismo" mas por escolha propria e sem relacao a Deus, e sim a auto-confianca e maturidade.
 Nesta cerimonia, recebemos blusas taiwanesas (no estilo chinesa), e um diploma dizendo que aceitavamos a cultura, e que nossas expectativas para o aprendizado da cultura eram as melhores! Inclusive havia um texto que fizemos assim que chegamos em Taiwan mas nao sabiamos o porque... o texto estava no diploma, e foi super engracado ve-lo la... comecamos a lembrar os propositos que tinhamos logo em que chegamos no aeroporto, sem conhecer absolutamente nada sobre esta Ilha!
Enfim, para concluir a cerimonia, fizemos uma fila para molharmos nossas maos em uma cachoeirinha que escorria agua com erva, como se estivessemos nos limpando para aceitar a nova fase "adulta" que eles estavam nos dando a oportunidade de exercer aqui em Taiwan! Depois passamos em grupo de 5 em 5 de baixo de uma mesa, e em seguida subimos ao palco para sentarmos em cadeiras que estavam posicionadas a frente dos nossos pais!
As maes com as meninas e os pais com os meninos.. O pai colocava um chapeu (parecido com os de Judeus) e as maes colocavam aquela presilha cumprida chinesa no nosso cabelo, em forma de coque, entao a cerimonia acabava, nos comprimentamos e descemos juntos do palco.
Assim que os dois distritos passaram pela cerimonia e comecou a sessao de fotos com o governador, o prefeito de Taipei, e as reportagens da TV! Eu fui entrevistada junto com a Patricia Lambertz (uma alema do outro distrito), falamos sobre a experiencia que tivemos naquele dia. Alem de nossas apresentacoes terem passado ao vivo no Jornal da Capital!
No meio dos presentes, chegando em casa, achei um papel onde havia instrucoes do Rotary para o proximo evento (15 de dezembro), o evento sera: XMAS PARTY! Ja que Taiwan nao comemora Natal, teremos o nosso natal assim... Mas tenho certeza que o espirito do Natal nasceram em Taiwan este ano!
 
(Os dois distritos 3520 e 3490 reunidos para as fotos!)

(Apenas o meu distrito, D3490)

(Comeco da cerimonia, eu e meu diplominha na mao! eu toda boba haha)

(Tambores da danca do dragao)

 


 
(Eu e minha Host Family)

(Lavando a mao na agua com erva)

(Meu distrito, minha outra familia!!!! D3490 <3 )
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário